Newsletter
Notícias

Governo nigeriano anuncia plano de transformação digital para cooperativas

06/02/2026

Ministros na Nigéria estão planejando reformas drásticas para o setor cooperativo, com planos de digitalização para modernizar as operações, garantir relatórios financeiros transparentes, manter registros precisos e melhorar a governança.

Segundo informações, o governo federal espera que os planos ajudem a identificar cooperativas fraudulentas, garantindo que o financiamento estatal e os programas de apoio sejam direcionados para os locais corretos.

O ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Aliyu Sabi Abdullahi, anunciou os planos, que afetarão mais de 30.000 cooperativas registradas, em uma reunião de partes interessadas sobre a Revisão da Lei das Sociedades Cooperativas da Nigéria.

“A digitalização fortalecerá as instituições cooperativas, aumentará a confiança, melhorará a prestação de serviços, reduzirá a fraude e abrirá novas oportunidades em toda a economia cooperativa”, disse ele, em uma reportagem sobre a reunião publicada pelo jornal Nigerian Tribune.

Abdullahi afirmou que a digitalização será um pilar central da reforma cooperativa, para aumentar a confiança, melhorar a prestação de serviços, reduzir a fraude e desbloquear novas oportunidades em toda a economia cooperativa.

As medidas listadas pelo ministro incluem cadastro digital, um banco de dados nacional de cooperativas, sistema digital de identificação de membros e documentação eletrônica.

As cooperativas devem ser vistas como instituições estratégicas capazes de mobilizar capital, acrescentou ele, capacitando os cidadãos, criando empregos, impulsionando a produtividade agrícola e fortalecendo a economia.

“Este documento estará em consonância com a Aliança Cooperativa Internacional – Lei Modelo de Cooperação Africana e com a Declaração e Plano de Ação Ministerial Africano”, afirmou, “que a Nigéria assinou em conjunto com outros ministros africanos no Quénia durante a 14.ª Conferência Ministerial Africana de Cooperação (AMCCO) em outubro de 2025.”

Coop News

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.