Newsletter
Notícias

Cresol defende modelo cooperativo como caminho para um desenvolvimento mais sustentável

10/10/2025

O papel estratégico das instituições financeiras de desenvolvimento e do cooperativismo na promoção de uma economia mais justa e sustentável esteve no centro das discussões do Fórum Debate ABDE – Edição Sul, realizado na última quarta-feira (8/10), em Porto Alegre (RS). O encontro nacional, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), reuniu representantes de bancos públicos, agências e cooperativas de crédito que integram o Sistema Nacional de Fomento (SNF).

A Cresol marcou presença no evento representada por seu presidente, Cledir Magri, que também atua como diretor da ABDE. A participação reforçou o protagonismo da cooperativa nos debates nacionais sobre financiamento sustentável e fortalecimento das economias regionais, áreas em que a Cresol tem se consolidado como uma referência ao longo de seus 30 anos de história.

“Esse fórum da ABDE tem como foco principal discutir o desenvolvimento regional e o cooperativismo, identificando um conjunto de oportunidades para promover uma transição sustentável e justa, em diálogo direto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Cresol é membro associada da ABDE e ocupa atualmente um assento em seu conselho e diretoria, o que reforça a importância estratégica dessa parceria para nós — e também da Cresol para a associação”, destacou Magri, presidente da Cresol e diretor da ABDE.

O dirigente ressaltou ainda que a presença da Cresol em um evento dessa magnitude reforça o reconhecimento nacional do modelo cooperativista como agente de transformação socioeconômica.

“Com 30 anos de história e uma atuação muito próxima das comunidades, a Cresol vem contribuindo para a construção de um mundo melhor, alinhada ao tema do Ano Internacional das Cooperativas, que ressalta o poder do cooperativismo para transformar realidades. Encontros como este fortalecem nossa visão de futuro e nos permitem consolidar parcerias estratégicas com outras instituições e agentes financeiros”, completou.

O fórum integra a trilha de eventos promovidos pela ABDE em preparação para a COP 30, reunindo especialistas, instituições financeiras, governos e o setor produtivo para discutir como o financiamento ao desenvolvimento pode acelerar a transição verde e fortalecer a resiliência das cidades. As edições já passaram por Teresina (PI), Recife (PE) e São Paulo (SP), e terão encerramento em Belém (PA), durante a conferência internacional sobre o clima.

Durante o encontro, foi lembrado que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU sob o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Para Magri, essa designação reforça o reconhecimento global do modelo cooperativo como agente de um novo paradigma econômico.

“O cooperativismo mostra, na prática, que é possível conciliar desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão. Esse é o caminho para uma economia mais justa e resiliente — e é isso que temos construído ao longo dos 30 anos da Cresol”, destacou.

Cresol

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.