Missão internacional fortalece a inovação entre Unimeds federadas e Federação Centro Brasileira
10/10/2025
Diretores e gestores da Unimed Federação Centro Brasileira e de Unimeds federadas participaram da Jornada Internacional em Inovação, Saúde e Liderança, realizada em Lisboa, Portugal. A missão técnica foi promovida pela Federação em parceria com o SESCOOO/GO e proporcionou aos participantes um rico intercâmbio de experiências e conhecimentos na área da saúde, liderança e gestão cooperativista.
A programação foi dividida em duas fases. A primeira, preparatória, consistiu em aulas virtuais com a FIA (Fundação Instituto de Administração), referência nacional em formação executiva com foco no cooperativismo. A segunda fase ocorreu presencialmente no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Na capital portuguesa, a programação teve início no dia 29 de setembro pela manhã com o workshop “Liderança e Gestão de Equipe”. No dia 30, foi ministrada a palestra “Política e Economia de Saúde”. No dia 1º, todos participaram do workshop “Inovação”. À tarde, teve a entrega dos certificados e o encerramento à noite com um jantar.
A missão técnica também incluiu visitas a duas instituições de destaque no sistema de saúde português: o Hospital da Luz, maior complexo privado de Portugal, e o Hospital Santa Maria, o maior hospital público de Lisboa. Os encontros proporcionaram à comitiva brasileira uma visão prática dos desafios, soluções e investimentos voltados à inovação em saúde.
Participaram da missão, os diretores da Federação, Fernando Henrique Abrão Alves da Costa (vice-presidente), Martúlio Nunes Gomes (diretor-superintendente) e Éder Cássio Rocha Ribeiro (diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional) e diretores e gestores das federadas Unimed Araguaína, Unimed Catalão, Unimed Cerrado, Unimed Goiânia, Unimed Gurupi, Unimed Jataí, Unimed Morrinhos, Unimed Norte Goiano, Unimed Oeste Goiano, Unimed Porangatu, Unimed Regional Sul Goiás e Unimed Vale do Corumbá.
Para o diretor-superintendente da Unimed Federação Centro Brasileira, Martúlio Nunes Gomes, a missão foi altamente proveitosa em diferentes dimensões. “A visita foi muito positiva em três aspectos. No prático, tivemos a oportunidade de conhecer os dois grandes hospitais, onde ficou evidente a preocupação do país com inovação e com ensaios clínicos para mensurar a eficiência e eficácia dos procedimentos e tratamentos, com foco na redução de custos. No aspecto científico, as palestras contribuíram significativamente para nossa reflexão sobre liderança, inovação e a importância de mensurar os resultados e impactos das nossas ações, considerando especialmente os riscos e custos envolvidos em muitas práticas da medicina”, disse.
O diretor também ressaltou o aspecto social da missão. “Tivemos também um grande ganho social, com a participação e integração de representantes de quase todas as federadas. Isso proporcionou não apenas desenvolvimento técnico e profissional, mas também pessoal, o que fortalece o trabalho conjunto, o papel de cada instância do Sistema Unimed, a importância da marca e do cooperativismo. Foi positivo para todos.”
Assessoria de Imprensa