Cooabriel promove capacitação para reforçar identidade e cultura corporativa entre colaboradores
10/10/2025
A Cooabriel realizou, nos dias 6 e 7 de outubro, em São Domingos do Norte/ES, o evento “Nosso jeito de ser Cooabriel”, uma imersão voltada ao fortalecimento da cultura organizacional da cooperativa. A capacitação reuniu cerca de 90 colaboradores de diferentes áreas, em uma programação que combinou aprendizado e troca de experiências sobre o papel individual na construção coletiva da identidade da cooperativa.
Durante os dias de atividades, as duas turmas participantes vivenciaram dinâmicas e momentos de integração, que estimularam reflexões sobre a importância de manter viva a essência cooperativista no ambiente de trabalho.
Para o superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, o encontro teve o objetivo de reforçar o compromisso de cada colaborador com o legado e os valores que compõe a trajetória da cooperativa. “Temos o objetivo de resgatar um pouco do que é a cultura Cooabriel e o nosso compromisso com a marca e sua história”.
Conduzindo as reflexões, o palestrante Márcio Nobre destacou que as atitudes e as boas práticas na condução das atividades refletem o nível de responsabilidade que cada indivíduo assume dentro da organização. “As posturas e comportamentos são identificados através de um conjunto de valores e ações. Dentre elas destacamos a ética, integração, respeito, comunicação e maturidade profissional”, explica o especialista, ressaltando os ganhos da plena compreensão da identidade organizacional.
Em sua abordagem, Nobre enfatizou a relevância da comunicação, considerando que a sua qualificação é um dos maiores desafios corporativos dos tempos atuais. “A comunicação deve ser feita como um bem e é um pilar-mestre das habilidades comportamentais, contribuindo para o gerenciamento tanto do tempo quanto das relações interpessoais. O engajamento e o pertencimento nascem justamente de um modelo de comunicação conectiva”, concluiu.
A analista de dados Milena Haidiman Eleoterio foi uma das participantes da imersão. A colaboradora, que começou na Cooabriel em 2018 como estagiária e hoje atua no setor de Tecnologia e Inovação, relatou que a capacitação trouxe novas percepções sobre a importância de fazer uma leitura assertiva da cultura da organização.
“Não são apenas os comportamentos, mas também a forma como nos apresentamos que impacta a imagem que comunicamos. Ao ingressar na cooperativa, já se tem uma visão sobre isso, mas hoje percebi uma virada de chave, ao compreender o quanto essa leitura é necessária no nosso dia a dia de trabalho", destacou a analista.
O encontro evidenciou valores como autorresponsabilidade, comprometimento e senso de pertencimento, que traduzem a força da cultura institucional, conforme avaliou Pandolfi. “Chama a atenção a paixão que se vê na atuação dos colaboradores. Essa é uma herança muito interessante, porque é algo que muitas empresas lutam para alcançar no dia a dia”, finalizou o superintendente.
Cooabriel