Newsletter
Notícias

Sistema OCB/ES realiza evento para construir um estado mais cooperativo

25/08/2025

Debater temas relevantes no presente e preparar as cooperativas para o futuro. Esse foi o objetivo do “ES Coop para o Futuro”, evento realizado pelo Sistema OCB/ES, com apoio do Sebrae/ES. A ação ocorreu nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/8), no Hotel Fazenda China Park, e reuniu mais de 100 lideranças cooperativistas.

Clique aqui para acessar as fotos. 

O momento foi iniciado pelo presidente do Sistema OCB/ES, que agradeceu a adesão. “Sempre valorizamos momentos como esse, em que reunimos nossas cooperativas para debater assuntos fundamentais para fortalecer e desenvolver o nosso modelo de negócio. Obrigado pela presença e engajamento”, disse Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

Na sequência, o diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, também fez uma fala ao público presente. “O cooperativismo nos mostra que saímos muito mais fortalecidos quando nos unimos. A proposta do ES Coop para o Futuro é justamente essa, de criar esse ambiente em que podemos, juntos, obter conhecimentos e criar estratégias”, explicou.

Primeiro dia

A programação foi composta por seis palestras, divididas em dois dias. No primeiro (quinta-feira, 21/8), a abertura ficou por conta da gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB Nacional, Clara Maffia. Ela apresentou a palestra “A Força do Sistema OCB: representação cooperativista nacional como fator de competitividade”.

Na sequência, foi a vez do CEO da empresa Michael Page, colunista do Estadão e mestre em Administração de Empresas Ricardo Basaglia falar sobre o tema “Lugar de Potência”. O palestrante abordou o papel das lideranças na condução dos negócios, trazendo pontos de reflexão como o autoconhecimento e gestão de times.

As atividades do primeiro dia foram encerradas com uma palestra do ex-apresentador do programa de TV “É tudo improviso” (Band), Marcio Ballas. De forma lúdica e muito interativa, o artista abordou a “Criatividade e improviso para liderar a mudança”, trazendo lições que ele aprendeu com a sua experiência nos palcos e que podem ser aplicadas nas rotinas das organizações. 

Segundo dia 

O segundo dia do evento (sexta-feira, 22/8) foi iniciado pelo diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Enio Meinen, que trouxe para discussão “Cooperativismo e abordagem ESG – entregas e compromissos”, mostrando a conexão que esse modelo de negócio tem com as práticas ambientais, sociais e de governança. 

Depois, o empresário, apresentador e diretor-executivo da área de Research da Apex, Ricardo Frizera, apresentou aos participantes dados sobre so “Cenários e tendências da economia capixaba”. Ele fez uma contextualização da história econômica do país e mostrou como o Espírito Santo, junto com outros estados brasileiros, têm se destacado.

O evento foi encerrado com um olhar para o futuro. O economista, cientista político, diplomata brasileiro e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira do Brics, Marcos Troyjo, falou sobre “Megatendências: desafios e oportunidades para a economia brasileira”. Em sua fala, o convidado ajudou a visualizar possibilidades futuras que podem ser aproveitadas pelo Brasil. 

Sebrae/ES realiza atendimentos

A 2ª edição do ES Coop para o Futuro contou com o apoio do Sebrae/ES, que também participou da programação. Ao longo de toda a realização do evento, profissionais da entidade estiveram à disposição das cooperativas fazendo atendimentos, apresentando os serviços que estão disponíveis e tirando dúvidas do público interessado.

Além disso, um representante da organização também subiu ao palco para falar, de forma especial, sobre o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), uma ferramenta que ajuda empreendedores a realizarem seus projetos e fortalecerem os seus negócios. O fundo facilita o acesso ao crédito para microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

As cooperativas de crédito estão entre as instituições que operam o Fampe. 

 

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.