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No Dia Internacional do Cooperativismo, COOP celebra a data com valiosas ações sociais

03/07/2025

No primeiro sábado de julho (5), o mundo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, movimento que reúne cerca de 1 bilhão de pessoas de mais de 100 países em seus 180 anos de história. Neste ano, no entanto, a data é ainda mais significativa, já que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao papel transformador das organizações na construção de um mundo melhor.

É uma valorização gigante para esse modelo econômico e social que prega e cumpre, entre seus sete princípios, a responsabilidade de promover o desenvolvimento das comunidades. Estudos sinalizam que, em cidades onde o cooperativismo está presente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é superior ao dos demais municípios.

Para Pedro Mattos, diretor-geral da Coop, o reconhecimento da ONU é um chamado para o mundo dar mais atenção a esse movimento e ver como ele pode ajudar a resolver muitos dos problemas enfrentados hoje. Segundo ele, além de gerarem empregos e impulsionar a economia, como todas as empresas, as cooperativas têm um diferencial único: focam nas pessoas e o resultado positivo, por exemplo, é compartilhado entre os cooperados, fortalecendo o coletivo.

No Brasil, onde o cooperativismo desembarcou em 1889, a Coop é um bom exemplo e referência entre as 4,5 mil cooperativas brasileiras, divididas em diferentes segmentos. Do ramo de consumo, a marca é a maior do Brasil. Sua carteira com mais de 1,1 milhão de cooperados ativos representa 43,48% do universo de cooperativas de consumo em operação no mercado brasileiro. Dos 16 mil empregos gerados pelo ramo, 6 mil são da Coop (37,5%).

Criada para atender às necessidades de um grupo exclusivo de pessoas, a Coop deslanchou em seus 70 anos de história. “A evolução aconteceu porque sempre colocamos o cooperado no centro de nossa atenção”, aponta o diretor, destacando que as 36 lojas de varejo alimentar e as 71 drogarias, que compõem os dois negócios da rede, não são ambientes apenas para fazer compras. São espaços onde o acolhimento, a economia e a responsabilidade social andam de mãos dadas. “Mais do que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que mostra o poder da cooperação por um objetivo em comum”, destaca o diretor-geral da Coop.

Festejado sempre no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo traz um tema diferente a cada ano, escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão máximo do cooperativismo. Em sintonia com a iniciativa da ONU, a ACI escolheu para 2025 o mote Cooperativas: promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor.

Responsabilidade social

Independentemente do tema, a Coop cumpre à risca os princípios cooperativistas, principalmente quando se fala dos vários programas sociais e contínuos trabalhados pela plataforma de responsabilidade social Coop Faz Bem, que têm ajudado a transformar vidas nas 10 comunidades onde a marca está inserida.

O 5º princípio, que foca a educação, formação e informação, está materializado por meio do programa Escola vai à Coop, quando as unidades abrem as suas portas para receber estudantes com a proposta de oferecer ensinamentos sobre consumo consciente e os princípios cooperativistas. No ano passado, 209 crianças e jovens foram impactados em seis visitas de escolas.

No cumprimento ao 6º princípio de cooperação entre cooperativas, a Coop apoia outras cooperativas ao oferecer espaço em suas gôndolas para a venda de seus produtos e realiza pagamentos salariais de seus colaboradores via Sicoob - cooperativa financeira. Também integra o sistema cooperativista nacional com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), participando de treinamentos, eventos e programas de desenvolvimento setorial.

Já no 7º princípio – interesse pela comunidade – não faltam iniciativas bem-sucedidas. Por meio das leis de incentivo fiscal, a Coop aportou, somente em 2024, recursos de quase R$ 600 mil para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes. Lançado em 1964, o Auxílio-Funeral é outro benefício voltado aos cooperados que, em 60 anos, já atendeu mais de 44 mil pessoas em momentos de necessidade. Mas, a preocupação da Coop com as comunidades locais não para por aqui:

Blitz da Saúde: desenvolvido desde 2012 pelo negócio Drogaria, o programa estimula o cuidado com a saúde ao levar mensalmente às lojas alguns serviços gratuitos. Em 13 anos de operação, já prestou 277 mil atendimentos.

Programa de Saúde e Qualidade de Vida: está presente desde 2008 em 22 lojas da rede com o propósito de incentivar os cooperados à prática regular de atividades físicas. São duas aulas semanais, que já impactaram cerca de 10 mil participações nas 3 mil aulas orientadas por educadores físicos.

Benefício às Entidades: é o programa mais antigo da Coop, que já beneficiou desde 2002 – quando foi lançado – 319 projetos de instituições sociais, com investimentos de mais de R$ 7 milhões. O dinheiro vem da generosidade dos cooperados ao aprovarem anualmente, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), a liberação de recursos em apoio às entidades.

Parceria do bem: desde 2010, a Coop já repassou R$ 6,5 milhões a 10 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) visando a melhoria da qualidade de vida dos assistidos com deficiência intelectual e/ou múltipla. Os repasses, realizados a cada trimestre, provêm do programa Troco do Bem e da venda de exemplares da Revista Coop.

Combate ao desperdício: alimentos próprios para o consumo, porém, fora do padrão de exposição nas lojas, são coletados pelos Banco de Alimentos municipais e foodtechs parceiras para encaminhamento às famílias em vulnerabilidade social. Só em 2024, foram doadas 1,3 mil toneladas, reduzindo igualmente a carga para os aterros sanitários, já tão sobrecarregados.

Sobre: Com 70 anos de história, cerca de 6 mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 71 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Assessoria de Imprensa

 

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