Newsletter
Notícias

Cooperativismo Mineiro e Sistema Ocemg homenageados pela ALMG em sessão especial comemorativa ao Ano Internacional do setor

03/07/2025

Às vésperas do Dia Internacional das Cooperativas (CoopsDays), comemorado no primeiro sábado de julho, o cooperativismo mineiro e o Sistema Ocemg foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em reunião especial, a Casa reconheceu o relevante trabalho da entidade de representação das cooperativas no Estado e destacou a importância do Ano Internacional do setor, declarado pela ONU.

A iniciativa aconteceu no último dia 30, no Plenário Jucelino Kubitscheck, confirmando o impacto positivo das cooperativas na economia do Estado. A sessão reuniu lideranças políticas e cooperativistas em uma homenagem pública ao segmento. Autor do requerimento da reunião especial, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estadual (Frencoop-MG), presidiu o encontro e ressaltou o papel das cooperativas na proteção dos pequenos produtores, especialmente em momentos de instabilidade econômica. Segundo ele, as cooperativas oferecem segurança, organização e pertencimento às comunidades mineiras.

“O cooperativismo nunca foi tão essencial”, destacou Arantes. “Ele é um porto seguro para milhares de produtores que enfrentam oscilações severas de mercado, como ocorre com o café. Onde há cooperação, há estabilidade.”

Na ocasião, o deputado federal Domingos Sávio, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Nacional, representou a Câmara dos Deputados e destacou a necessidade de manter o cooperativismo no centro das pautas legislativas, defendendo o modelo como caminho de equilíbrio entre os extremos políticos e econômicos.

“O cooperativismo está profundamente associado à solidariedade. Não se trata nem de estatização nem de competição desmedida”, afirmou. “É uma forma de empreender que busca resultados com base na soma, na parceria, no benefício coletivo. É por isso que cresce no mundo inteiro. Tenho orgulho de carregar esse compromisso na vida pública”.

 

PARCERIA ESTRATÉGICA

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, agradeceu a homenagem da ALMG e defendeu a importância da participação das cooperativas na construção de políticas públicas estruturantes, como a valorização da juventude e a preservação ambiental. Ele também enalteceu as lideranças femininas que compõem o sistema cooperativista e reforçou os fundamentos éticos e sustentáveis do nosso modelo de negócios.

“O cooperativismo mineiro está crescendo porque é baseado em três pilares: coesão, compromisso com as pessoas e conexão com a natureza. Por essas e outras, as coops são reconhecidas pela ONU como ferramenta de desenvolvimento econômico e humano.”

O diretor-geral da ALMG e presidente do Sicoob Cofal, Cristiano dos Santos Silva, também participou da sessão e reforçou a importância da articulação institucional por meio das Frencoops. Para ele, o Parlamento é o espaço legítimo de construção de políticas públicas que beneficiam diretamente a sociedade.

“O cooperativismo precisa do apoio dos poderes constituídos, e tudo começa no Parlamento”, afirmou. “As Frencoops têm papel essencial na defesa do setor. O que o cooperativismo produz, ele compartilha com a sociedade, o que torna essa parceria com o Legislativo ainda mais estratégica”.

 

DIÁLOGO COM A PREFEITURA

Confirmando a representatividade cooperativista mineira, no dia 25 de junho, o Sistema Ocemg realizou visita institucional ao prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, com o objetivo de apresentar o setor e fortalecer a relação com a nova gestão municipal. A iniciativa — articulada em conjunto com a Frencoop Municipal — reflete a diretriz institucional de manter diálogo contínuo com os poderes públicos.

De acordo com o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, a aproximação com o Executivo da capital é essencial diante da representatividade do cooperativismo em Belo Horizonte. “Temos mais de 150 cooperativas com sede na capital e cerca de 300 mil cooperados residentes, com uma presença significativa na economia local”, explicou. “A visita foi uma ação de cortesia para apresentar o coop ao prefeito, convidá-lo a conhecer nossa sede e colocá-lo a par das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas”.

Durante o encontro, acompanhado pelo vereador Maninho Félix, presidente da Frencoop Municipal, foram compartilhadas as principais iniciativas da frente parlamentar na capital, incluindo o Circuito Cultural Cooperativas Constroem um Mundo Melhor e o seminário legislativo que integram a programação de julho. Magela também destacou a atuação já consolidada do Sistema Ocemg em espaços institucionais do município.

“O Sistema Ocemg participa de conselhos e câmaras de políticas públicas da prefeitura, como o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que conta com uma câmara temática voltada ao cooperativismo”, completou. “Nosso objetivo é ampliar essa presença e consolidar o setor como parceiro ativo do desenvolvimento local”.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.